Estive hoje em um evento onde o palestrante, um consultor de RH, disse que os candidatos em uma entrevista - inclusive os que buscam cargos de alta diretoria - se intimidam com a pergunta "Quem é você?". Que é normal ouvir respostas como "Eu estudei X" ou "tenho experiência na área X". As pessoas no geral mostram dificuldade de mostrar o seu lado humano.
E vejo muito essa competitividade por aí, esse negócio de se apresentar primeiro com o cargo, com o título.
Eu na minha cabeça fico aqui pensando como responderia a essa pergunta em uma entrevista. É difícil porque você está sendo avaliada e por isso quer mostrar só qualidades, só os seus sucessos profissionais, mas os profissionais de RH estão buscando cada vez mais conhecer o lado humano dos candidatos - seus valores, seus ideais.
Acho que a resposta sairia meio espontânea, de acordo com o momento, mesmo porque estamos sempre em processo de mudanças, mas algumas coisas com certeza iam constar na minha resposta:
- O que eu sou hoje é influência da minha família e eu busquei sempre extrair o melhor das experiências que vivi.
- Fiz escolhas ousadas na minha história de vida, e eu não me arrependo de nenhuma delas.
- Eu não tenho medo de começar de novo, de aprender.
- Eu tenho um sonho, de que um dia a distância não será um empecilho, que será muito fácil visitar os meus amigos no Brasil, na China, na Europa, nos Estados Unidos e onde mais essa vida me levar. Que essa história de "visto" vai ser ultrapassada e passagens aéreas serão muito baratas.
E você? Como responderia a esta pergunta? Quem é você?