domingo, 16 de setembro de 2012

Reprogramando a minha mente = ser feliz

Faz bem escrever aqui depois de tanto tempo.

Eu tenho andado muito ocupada e estou assumindo coisas novas então vou ficar ainda mais ocupada.

Acabei de sair de mais um módulo do MBA - 4 dias direto na faculdade - e estou exausta. Estou adorando o curso apesar de ser super puxado. E o que eu mais aprecio nem é tanto o conhecimento em gestão de negócios em si, e sim a "reprogramação mental" que passamos a ter, o tal do "MBA Mindset" que meus professores ficam repetindo. É um treino para passarmos a pensar como altos executivos.

Passei por aqui porque me deparei com um vídeo inspirador. Eu assisto muitos vídeos que eu baixo do Youtube no meu celular - mesmo porque eu não assisto TV aqui na China. A vantagem é que eu assisto o que eu quero na hora que eu quero - seja no metrô ou em uma caminhada na volta da balada. Pois bem, eu tenho muitos e muitos vídeos de TED talks(www.ted.com) no meu celular e a maioria deles são espetaculares, mas o de hoje me inspirou ainda mais.

O título do vídeo é "A vantagem da felicidade - conectando mentes positivas ao desempenho" ( http://www.youtube.com/watch?v=GXy__kBVq1M - em inglês) e me fez pensar muito a respeito - vale a pena ver o vídeo não só pela mensagem, mas também porque o palestrante, Shawn Achor, é muito engraçado. Eu acredito em programação neurolinguística e tal, mas essa palestra tem uma lógica muito interessante de explicar como podemos mudar resultados em nossas vidas através de pensamentos e atitudes mais positivas. No final tem uma "lição de casa" que eu vou passar a adotar, que é:

- Seja grato por 3 coisas todos os dias (já falo isso há tempos)
- Escreva pelo menos um momento positivo do seu dia em um diário
- Exercícios mentais - não entendi muito mas acredito que tem a ver com frases de auto-afirmação
- Meditação (que eu traduzo aqui para a minha rotina de orações)
- Atos aleatórios de bondade (faça pelo menos uma boa ação por dia e dê dignos frutos pelo exemplo).

Se está provado cientificamente que isso funciona, então porque não tentar? Eu vou aproveitar este espaço aqui para fazer essa lição de casa todo dia, então de agora em diante vocês verão um fato positivo e 3 razões para ser grata por dia, além das coisas que eu normalmente escrevo.

Pra terminar esse assunto me lembrou duas outras referências. Uma é o meu filme favorito, o 13 visões, que mostra como a felicidade depende muito mais de como programamos a nossa mente do que de fatores externos. A outra é a música "Se não agora quando?" do Leoni.

Tem pitacos a esse respeito? Deixe um comentário! Eu adoro ler os comentários, por isso, não seja tímido(a)!

Inté,

Frô.

Nenhum comentário: