segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Cabelo liso, idéias enroladas

"De que vale o cabelo liso se as idéias
estão enroladas dentro da sua cabeça" (Ana Carolina)

Pra quem já tá em uma onda super-nerd passar 4 dias em regime de semi-internato no MBA tendo aula de Gestão de Sistemas de Informação é um prato cheio.

Estou cada dia mais descobrindo o meu lado nerd, aquele que ama física quântica e novas tecnologias.

No momento algumas coisas passam pela minha cabeça:

- Energia do mesmo saco: sim, ainda encucada com a idéia que somos todos feitos de "energia do mesmo saco". Se somos feitos da mesma energia que os pensamentos são feitos, será que somos seres imaginários? Lendo textos e vendo vídeos sobre o assunto no momento (o filme "Quem Somos Nós" foi baixado e está na fila, graças à indicação de uma amiga leitora fantasminha)

- Inovações disruptivas: as transformações na sociedade são movidas por inovações tecnológicas. Empresas, hábitos, mercados - tudo muda de acordo com as novas tecnologias. Vi inúmeros exemplos nos últimos 4 dias, mas hoje dei de cara com um artigo sobre tendências de comportamento do consumidor do trendwatching que vale a pena ver.

- Eco-nerd: acompanhando o que outras pessoas tem feito como contribuição para a sociedade. Depois de assistir o filme "PlanetEat" (link em inglês) eu já diminui a quantidade de produtos de origem animal que eu consumo. Eu não tenho a menor intenção de virar vegetariana, mas beber leite faz tempo que me incomoda (mudei para leite de soja) e não faz mal diminuir a quantidade de carne e queijo que eu consumo.

- Lixo que entra, lixo que sai: Vi recentemente vários artigos sobre como produzimos lixo na internet. Hoje eu vi um link (cuidado: material altamente viciante) de milhões de sites de bobagem que tem por aí. A bobagem na TV me incomoda há muito tempo - eu não assisto TV aqui na China, e, quando voltar a assistir, vou investir em algo sob demanda como o Apple TV. Me deparei com o GATE - Aliança Global de Entretenimento Transformativo (em inglês Global Alliance for Transformational Entertainment). Gostei muito do conceito de profissionais que trabalham na indústria de entretenimento se mobilizarem para produzir conteúdo de qualidade. Acho que tem que começar por aí - lixo na TV e na internet só gera mais lixo (Garbage In = Garbage Out). E volta o mesmo questionamento Tostines: 'os produtores produzem lixo porque dá IBOPE' ou 'o povo consome lixo porque é o que tem pra hoje'? Vou pesquisar mais sobre o assunto, me interessei muito em fazer algo a respeito.

Bom, por hora é só. Você, leitor fantasminha, deixe dicas sobre artigos, filmes e livros sobre esses assuntos pois eles tem me interessado muitcho.

Volto em breve,

Frô

Nenhum comentário: