terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Organizando meus desejos






Às vezes dá um clic na mente da gente. Às vezes uma coisa simples simples desencadeia uma série de conhecimentos que já temos, mas que não encaixava. 

Eu descobri algo hoje: Somos responsáveis pelo que acontece conosco

Você já viu isso antes? Pois eu também.

Assisti 'O segredo' acho que há uns 5 anos atrás e na época o filme mexeu muito comigo, como mexeu com muita gente.

Uma dúvida sempre pipocou atrás da minha orelha: como é possível termos o livre arbítrio e o destino AO MESMO TEMPO.

[Pausa: encontrei com um amigo. Sim, estou digitando no celular e andando na rua ao mesmo tempo]

Discuti o assunto com o meu amigo e me dei conta de outra coisa: todo mundo sabe disso, há muito tempo. Grandes iniciados filósofos trouxeram essa mensagem há décadas, milênios. "Nascemos com essa magia de controlar a nossa energia, mas a perdemos quando crescemos pois estamos ocupados com o nosso dia-a-dia." (Bonitinho um Italiano de 31 anos falando em "magia").

Teorias de física quântica mostram que uma partícula pode estar em dois lugares ao mesmo tempo, então a nossa mente escolhe qual dos dois "universos" dessa partícula vamos viver em um determinado momento, mas isso é inconsciente. Livre arbítrio é consciente, pré-determinar o nosso próprio destino (o que é diferente) é inconsciente.

Mas, se essa partícula não existe - quer dizer, a menor parte dessa partícula é na verdade só energia (teoria das super cordas) - faz mais sentido ainda que podemos pré determinar o nosso destino, afinal, é só mudar a energia.

Veja essa figura:


A bolha de sabão existe? Às vezes tocamos nela, mas às vezes, quando tentamos tocar, ela desaparece. Isso porque não existe bolha, assim como não existe colher. Faz sentido?

"Existe alguma diferença em como percebemos o mundo e como o mundo realmente é?" (do filme 'Somos todos nós')

"Meus olhos foram abertos, e eles nunca mais poderão ser fechados novamente" ( do filme 'Treze Visões')

"Quando o aluno está pronto, o professor aparece" (provérbio budista)

"Aja como gostaria de se sentir" (do livro 'Projeto Felicidade')



2 comentários:

Rogir disse...

Esse papo existencial está mexendo com a minha cabeça. Qdo li o segredo, gostei porém não achei que era "realmente"segredo. Muitas das coisas eu já sabia e praticava. Praticava c/ vcs crianças, o uso do placebo como um medicamento p/ qualquer mal. Praticava comigo o pensamento positivo p/ q eu não tivesse nenhuma doença,pq meus filhos precisavam de mim. Acredito que somos os responsáveis por tudo o que nos acontece (bem ou mal) "somos juízes em causa própria" ...
bj

Frô disse...

Sim, por mais que às vezes você não acredita muito, você acaba fazendo essas coisas 'just in case', e quando elas funcionam você não sabe se foi porque tinha que acontecer mesmo ou se foi a emanação da energia positiva que fez acontecer (tipo dar 3 pulinhos pra São Longuinho).

O que tem me impressionado é que a ciência tá alcançando esse "conhecimento popular" e tentado provar que esse famoso "pensamento positivo" funciona sim, e explica 'como' e 'porquê', cientificamente!

Só que quando eles descobrem isso, uma porta se abre para um milhão de outras perguntas que vão levando para conhecimentos muito, muito mais impressionante do que simplesmente o nosso poder de controlar nosso destino... aí a coisa pega!