sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Pêsames virtuais




Hoje uma amiga minha me comentou que recebeu uma sugestão do facebook para entrar em contato com um amigo, pois fazia algum tempo que ela não se comunicava com ele por essa rede social. O detalhe é que esse amigo faleceu há alguns meses.

Ela me disse que o perfil dele continua no ar, e que ela não sabe se os familiares fizeram uma solicitação de remoção de perfil no facebook ou se preferiram não tirar ele do ar. Ela me disse ainda que no dia seguinte ao falecimento do amigo, várias pessoas publicaram mensagens de pêsames no perfil dele.

Eu achei no mínimo tudo um pouco mórbido. Esse negócio de eternidade virtual soa um pouco estranho pra mim.

Decidimos que o ideal é que cada pessoa tivesse uma declaração pessoal em um envelope lacrado em algum lugar em casa, para ser aberto pelos familiares após o falecimento. Nessa declaração seria possível saber se a pessoa gostaria de doar os órgãos, se possui seguro de vida, um mini testamento e no final uma lista com todas os logins e senhas da sua vida para que os familiares pudessem cuidar da sua imagem virtual após a morte. Aliás, nesse documento poderia constar também qual é o nosso desejo para a nossa imagem virtual pós-morte, tipo, "Quando eu morrer quero que o meu status no facebook seja 'Frô está curtindo a sua viagem espiritual' ou 'Frô acabou de fazer um check-in no céu'".

Piadas a parte, este é um assunto que tem perambulado pela minha cabeça.

E você, o que pensa a respeito?

Frô.

P.S.: Achei uma matéria sobre isso aqui.

Nenhum comentário: