domingo, 15 de agosto de 2010

Com que roupa eu vou?


* Postado originalmente em 14/06/2010 no morandonacabeca.typepad.com


Se os chineses se perguntassem isso de manhã não veríamos tanta barbaridade. Andando pelas ruas você percebe claramente que os chineses (principalmente as chinesas) tem um gosto muito peculiar para moda. Sei que Xangai é uma cidade internacional e cosmopolita e, como acontece em outras grandes cidades do mundo, as pessoas se expressam através de suas roupas e muitas vezes de forma diferente e chocante.

O que choca não é ver vez ou outra uma pessoa vestindo algo estranho mas sim a quantidade de chinesas que se vestem como se realmente fossem de outro planeta.

Como este assunto é difícil de se expressar em palavras, montei aqui um exemplo:

Montagem copy

1- Chapéu: as chinesas morrem de medo do sol. Pra elas pele bronzeada é sinal de pobreza, como a pele das camponesas que têm que trabalhar na lavoura. Além do chapéu, é comum vê-las com sombrinhas ou manga comprida em pleno verão de sol-a-pino. Também é comum ver cosméticos para clarear a pele.

2 - Cílios postiços e lentes de contato: pra tudo, até pra ir na academia ou pra feira.

3 - Máscaras: mais comum no inverno. Na primeira vez que vi achei que aqui fosse uma terra governada pelas bactérias e que só de por a cara na rua já se pegava uma gripe. Não é assim não, mas vai ver que os chineses tem alguma neura de vírus. O legal são essas máscaras com desenhinhos - super criativas.

4 - Unhas postiças: coisa mais brega. Elas usam essas unhas compridas e super coloridas. Colocam strass e outros penduricalhos. Como os celulares também são cheios de strass e bichinhos, as vezes até dói a vista ficar olhando.

5 - Roupas de frufru: elas têm mania de querer parecer menininhas. Usam roupas cheias de laços, rendas, brilho - parece que estou dentro de um desenho do shrek com ogros e princesas no mesmo conto de fadas.

6 - Micro-saias: sim, são assim curtas mesmo. No shopping, no metrô e até no escritório. Mas é normal, não se vê chinês fazendo "fiu-fiu" ou "barulho de chupar cana" por aí. Muitas vezes as micro-saias vêm acompanhadas das meia-calças mais loucas do mundo. Tem estudante universitária no Brasil que ia estar na moda por aqui.

7- Calça de bebê com abertura: essa merecia um post inteiro. Quer atitude mais ecológica? Fraldas descartáveis não estão com nada por aqui. Se você ainda está se perguntando "Como assim?", a resposta é simples: é assim mesmo. As crianças são criadas livres para fazer as necessidades na rua, ou onde a mãe natureza mandar.

8 - Meias: ai, que desespero. Fora o fato das meias e sapatos serem péssimos, as chinesas conseguem juntar o pior sapato com a pior meia e usar de forma totalmente sem noção. Meia fina curta com short ou saia é normal. Usar com sandália também é moda.

Fala sério, a Stacy e o Clinton do Esquadrão da Moda iriam ter matéria até se aposentar por aqui. E tem muito mais que nem caberia no post - como as calças santropeito, as armações de óculos sem lentes, as bijuterias bregas, as camisetas com mensagens em "chinglish", os cabelos super diferentes (talvez um dia eu escreva sobre isso)... assunto é o que não falta.

Bom, vou ficar por aqui na China observando tudo e reportando.

Até a próxima.

Frô.

P.S.: apesar da foto ser uma montagem, é fácil ver pessoas exatamente assim nas ruas, mas como eu não sou a tiradora-de-fotos-mais-rápida-do-oeste eu nunca consigo tirar fotos boas pra mostrar pra vocês - tem que vir aqui e ver pra crer.


Um comentário:

Frô disse...

que legal essa "reportagem"rsrs muito informativa

bjk

Rogir Rodrigues

* pitaco original de 20/06/2010 no falecido http://morandonacabeca.typepad.com