domingo, 15 de agosto de 2010

Dois Pesos e Duas Medidas

* Postado originalmente em 01/03/2010 no morandonacabeca.typepad.com

Agora acho que entendo essa expressão.


A China até parece outro planeta. Um planeta onde os habitantes são todos meio baixinhos, magros, amarelados, tem cabelos lisos e pretos e olhos meio puxados.


Agora imagine um ser mais alto, meio gordinho, com pele escura, cabelos encaracolados, nariz de batata e olhos grandes no meio desses habitantes – é, sou eu, praticamente um E.T.


Tudo aqui tem dois pesos e duas medidas: a do planeta local e a dos E.T.s (estrangeiros):


- Cabo de vassoura: nunca dei importância para isso na minha vida, mas acreditem, o cabo de vassoura do Planeta China é muito curto e me dá dor nas costas.


- Sapatos: Os pés dos habitantes locais são pequenos, os sapatos também. Eu com os meus lindos sapatos de salto número 38, todos com algum tipo de abertura – e claro impróprios para o frio desta nebulosa – precisei comprar sapatos com urgência, principalmente depois que o salto da minha bota quebrou. Aqui o meu número é 40, maior que a maioria, meio difícil de achar.


- Balança: as chinesas são magrinhas. Acho que o DNA destes seres é diferente do nosso. Elas comem bastante, e apesar de se ter opções de grelhados e vegetais, a culinária chinesa em geral tem frituras, carne gorda e bastante carboidrato. Fora isso existem redes de fast-food se espalharam aqui neste planeta. Contrariando o cenário daqui, meu peso tá subindo!


- Preços: isso sim varia. Tudo aqui se negocia. Em lugares que tem muitos E.T.s os locais tentam enviar a faca – temos que ficar espertos. Hoje mesmo eu comprei um pente de madeira (por 9 reais) e um chaveiro de escorpião (por 8 reais) em umas barraquinhas em uma área de E.T.s e estava feliz com minhas compras. Alguns metros adiante tinha uma loja de “Tudo por R$ 0,50”. Entrei pra dar uma olhada e encontrei tanto o pente quanto o chaveiro. No geral dá pra encontrar bastante coisa bem barata, basta procurar.


- Chutando: a língua alienígena é muito diferente, então muitas coisas temos que adivinhar os pesos e medidas. Por exemplo: eu não consigo ler as instruções do sabão em pó, então inventei uma medida. Eu também não consigo ler as informações nutricionais dos produtos que eu como (isso até que veio a calhar). Às vezes não entendo quanto custa algum produto (pode apontar, contar nos dedos, fazer mímica... às vezes não rola) daí eu desisto e dou uma nota qualquer pro vendedor.


… e por aí vai.


Pra mim já era meio óbvio que eu ia parecer um E.T. aqui, mas em Xangai você acaba esquecendo que é um ser de outro planeta porque volta e meia você encontra outros E.T.s ou fala com os habitantes locais no idioma do seu planeta, e eles acham normal, já estão acostumados com essa invasão extraterrestre. Mas pode ter certeza: sempre vai acontecer alguma coisa que vai te lembrar que você está a anos-luz de distância de casa.


Volto outra hora com mais deste planeta do sol nascente.


Frô.


Planeta

Eu entre os habitantes locais: E.T.



Nenhum comentário: