segunda-feira, 30 de agosto de 2010

A cor do trabalho

"Eu também tenho um sonho, igual ao de Martin Luther King..." (Wilson Simoninha)

Eu sempre evitei de escrever sobre este tema, mas aqui estou. É claro que racismo existe. Eu é que nunca quis deixar que ele atrapalhasse a minha vida, principalmente a minha carreira.

Sou uma executiva. Notem que eu não escrevi "Sou uma executiva negra", porque pra mim a cor da pele não é uma coisa que deveria constar nessa frase, mas, apenas pra constar, sou negra.

Acho o cúmulo gente que se faz de vítima e usa como desculpa o "não consegui porque sou negro (ou amarelo, ou cor de abóbora com bolinhas verdes)". Nunca nada veio fácil pra mim e acho que fiz um bom trabalho me posicionando como uma executiva na área de eventos, não é à toa que estou em uma posição importante, representando o meu país no maior evento do mundo: a World Expo (plim-plim, propaganda de novo, haha).

Então porque estou pensando nisso agora? Li um artigo hoje que me deixou encucada. Um executivo da área de propaganda ouviu a seguinte pergunta de um cliente: "Você é o melhor no que você faz ou você é o melhor negro no que você faz?". Vale passar no blog dele pra ler todo o post (link: http://adage.com/smallagency/post?article_id=145601), mas basicamente ele discursa sobre como buscar sempre o melhor de si independente da cor da pele.

O fato é que eu já estava com várias dúvidas na cabeça hoje e esse texto, e mais uma das centenas de 'conversas sobre o futuro' com o meu chefe, me sacudiram as idéias.

Eu tinha ainda um pequeno receio do que vai acontecer depois da Expo, que termina em Outubro. Meu receio - por incrível que pareça, já que nunca deixei esse papo de racismo me atingir - é que eu sou uma negra lutando por espaço no mercado chinês. Ou melhor, uma "mulher, negra, jovem, vinda de um país do terceiro mundo conhecido por suas mulheres bonitas que dançam samba".

E quer saber o que eu acho disso? Eu vou peitar. Vou tentar sim! Sou brasileira e não desisto nunca.. haha.

Acho que foi isso que inconscientemente sempre me impediu de me matricular em uma aula de mandarim, mas depois do ultimato de hoje (e do meu chefe concordar em pagar metade do custo das aulas), vim aqui escrever este post e já estou de saída para me matricular na escola de chinês.

E claro, depois volto aqui e conto procêis.

Frô.

P.S.: mãe, pra você que está recebendo essa notícia em primeira mão pelo blog, a idéia é que eu fique por aqui mais um tempo. Um ou dois anos, ou até eu receber uma proposta melhor. Vou começar a trabalhar em projetos para a Expo 2012, na Coréia. Seguuuura essa mulher!!! Rs.

P.S.2: o meu segredo para acessar o blogger não está funcionando hoje. Estou usando o segredo n#2, por isso não consigo inserir imagens ou formatar texto, mas volto depois para arrumar tudo.

Nenhum comentário: