domingo, 15 de agosto de 2010

O milionário Rei Macaco


* Postado originalmente em 09/05/2010 no morandonacabeca.typepad.com

Macaco Rei na World Expo

A Jornada ao Oeste é uma antiga estória chinesa sobre as aventuras do Rei Macaco, Buda e seus amigos em viagens pela China (mais no wikipédia). Em 1963 o artista tcheco Zdeněk Sklenář viajou para a China e fez vários desenhos sobre estas aventuras, as deixando expostas em sua galeria em Praga. Em 1990 seu neto, de mesmo nome, montou uma galeria para expor estes e outros trabalhos. Este por sua vez, também artista, foi convidado pelo governo tcheco para fazer um filme de animação sobre o Rei Macaco e montar uma exposição com as obras de seu avô em um espaço dentro do Pavilhão da República Tcheca na Expo Xangai 2010. E aí que eu entro na história.

Semana passada, cansada de comer as mesmas junk-food de sempre, fui convidada pela minha amiga alemã para almoçar com outro amigo dela em um restaurante na Expo. Entramos por curiosidade no restaurante do Pavilhão Tcheco que, para a alegria dela, tinha pratos muito parecidos com a culinária alemã, e de fato eram deliciosos. Depois de muito papo e goulashes, estamos de saída do restaurante quando ela vê um homem comendo algo que parecia uma panqueca de batatas. Salivando, ela pergunta para o homem se aquilo era um "bolo de batata" e o homem responde que sim. Ele pede para provarmos o prato e, mesmo estando satisfeitas depois do almoço, não conseguimos dizer não para o homem que ria de orelha a orelha e, com as próprias mãos, partia o bolo de batata e insistia para comermos.

Começamos a conversar e o homem não se continha de tanta felicidade. O fato é que ele era Zdeněk Sklenář Neto, responsável pela mostra do Rei Macaco dentro do pavilhão tcheco (até então eu nunca tinha ouvido falar em tal estória). Bom, para uma pessoa normal, já é felicidade o bastante participar com uma mostra na World Expo, mostrar seu trabalho de animação, promover sua pequena galeria em Praga e ainda expor os quadros de seu avô da série do Rei Macaco - isso sem contar o prazer que ele sentia em dividir conosco o bolo de batata. Mas Sklenář tinha um motivo especial para estar tão feliz.

Acontece que dias antes executivos da CCTV (uma das maiores redes de TV da China) visitaram o espaço e se encantaram com a animação do Rei Macaco. Gostaram tanto que assinaram um contrato com Sklenář por cinco anos para exibir a animação em rede nacional por 30 milhões de yuans (aprox. 5 milhões de reais) e ainda compraram pequenos livros com o desenho: 15 milhões de exemplares a 15 yuan cada (mais 57 milhões de reais). O homem não conseguia nem imaginar quantas Coroas Tchecas era aquilo tudo, a ficha ainda estava caindo. MI-LI-O-NA-RI-O!!!

Bom, pedimos para ele tocar em nossos braços para nos passar sorte. Ele entrou correndo no pavilhão e foi buscar os cartões de visita da sua pequena galeria em Praga e nos convidou para visitá-lo em nossa próxima viagem para Tcheca. Ele também trouxe máscaras do Rei Macaco como brinde. Ele me pareceu um homem de bom coração. Este encontro com ele foi um momento mágico.

Saímos do restaurante (não sem antes comer mais do bolo de batata das mãos do insistente novo milionário) e fomos ver a mostra no Pavilhão Tcheco. Os desenhos mesmo muito bonitos. Ainda aproveitei para tirar uma foto com a minha máscara (no topo deste post).

Se existisse uma "moral da história" para este post acho que seria algo como: sonhe, se orgulhe dos seus antepassados, arrisque, viva plenamente e divida o seu bolo de batata com estranhos!

Beijos,

Frô.


Nenhum comentário: