domingo, 15 de agosto de 2010

Psicóloga de plantão, paciente também


* Postado originalmente em 14/03/2010 no morandonacabeca.typepad.com

É muito bom ter amigos. Amigos novos ou antigos, perto ou longe, a vida fica bem melhor com eles.

Eu sou uma amiga desnaturada porque não tenho muito tempo para conversar com as pessoas que eu gosto, principalmente as que estão longe.

Sinto falta das sessões de terapia entre amigos. Falar e escutar, analisar e ser analisada. Por e-mail ou skype não é a mesma coisa.

Mesmo assim tenho exercitado essa minha profissão de psicóloga. Meus novos amigos aqui na China tem feito bom uso dos meus ombros e ouvidos: e eu me sinto muito bem com essa troca de confidências assim tão rápido, é como se fosse um processo necessário para a minha adaptação aqui.

O gozado é que os assuntos não mudam: amores, amigos, trabalho, tristezas e alegrias. Parece que ainda estou no Brasil.

Eu também tenho feito bom uso dos meus amigos-psicólogos. Vocês leitores, amigos distantes, também podem participar. Vou deixar aqui algumas das minhas ponderações:

- Futuro: uma das coisas que mais penso. A velha questão do "Não sei se caso ou compro uma bicicleta". Penso em ficar fora do Brasil por mais um tempo e minhas opções no futuro seriam França, Irlanda, Londres ou Coréia. Fico repensando tudo como pode ser no futuro, o tempo inteiro. Gosto de Xangai mas acho que o mundo é grande demais para me prender aqui.

- Família: Muitas coisas estão acontecendo com a minha família no Brasil. Sempre me comunico, mas a distância é grande agora. Penso como vai ser minha própria família: marido, filhos, casa (onde será?).

- Carreira: Gosto de trabalhar com eventos e penso em continuar nessa carreira, mas essa vida global abre muitas portas e não sei onde estarei no futuro, por enquanto estou feliz com a minha carreira e as minhas escolhas.

- Amores: Conversando com uma amiga nova, tive que atualizá-la do meu histórico (é gozado, as minhas amigas antigas já sabem todas estas histórias e ter amigas novas próximas requer um rápido flash back). Nossa, como eu já vivi, já amei! E quero amar ainda muito mais! Que venham os amores globais (ou locais).

- Comportamento: Mudando. Sempre. Estar aqui me faz ver algumas coisas por outros ângulos. Novas pessoas na minha vida me apresentam novos pontos de vista. Estou aprendendo a dizer não, me promover melhor, fazer planos, focar minhas ações e ampliar meu networking. Na vida pessoal estou dando tempo ao tempo, uma conquista por vez.

Psicólogos de plantão: me ajudem! Palpitem, metam a colher, me analisem! Não deixem a distância nos afastar. E não se esqueçam de usar o meu divã também para desabafar, afinal, de médico e louco todo mundo tem um pouco!

Nenhum comentário: