domingo, 15 de agosto de 2010

Operação Canela!


* Postado originalmente em 28/03/2010 no morandonacabeca.typepad.com

Canela 2

Tudo bem por aqui na terra do sol nascente. Bem MEEESMO, ainda mais depois da cooperação cultural Brazil-França que tem acontecido na minha vida.

Estou curtindo cada momento (apesar de não ter muitos momentos livres - faltam 34 dias para a Expo!).

Semana passada decidi fazer bolinhos de chuva. Já estava com vontade de comer esses bolinhos há um tempão. Bom, fui no mercado (com a ajuda do meu francês preferido).

Listinha curta na mão: só me faltavam ovos, fermento, banana e canela em pó. Simples não? Eu diria que essa tarefa não é fácil nem aqui e nem na China (haha, não podia perder essa piada pronta!).

Já entramos no mercado ao ritmo de missão impossível (tã - tã - tããm! tã - tã - tããm: L'opération cannelle!).

- Primeira etapa: ovos. Não, de pato não, de galinha. Aff, ovo verde, quimicamente apodrecido... não, não serve. Ah, ovos de galinha, finalmente. Porque tem alguns bem mais caros do que outros? Explicado: data de "fabricação" antiga. Peguei uma caixa pequena com a data mais recente - também era uma das mais caras.

- Segunda etapa: fermento. Onde estará? Por favor, o "baking powder"? Ahn? Buxi, Meila, Wo tim... ou seja lá o que for que eles respondiam, o fato é que eles nem sabiam o que era fermento e a mímica não funcionava (como se faz uma mímica de fermento? Viciados em "Imagem & Ação" me ajudem? Cadê os universitários?). Bom, vamos para as farinhas então. Ah! Vai ver as farinhas já vem com fermento, como nos Estados Unidos. Lê aí os desenhinhos e vê se diz alguma coisa. Esse que parece um barquinho, é o que? E esse do menino empinando pipa? Ah, isso é fritura? O que tem a ver fritura com o menino empinando pipa? Bom, parece que a farinha não tem fermento pois o que o francês entendeu dos desenhinhos era que tinha uma receita para fazer os bolinhos de porco, mas não parecia que a farinha que já vinha com fermento. Hum... olha, um pacotinho pequeno. Deve ser fermento. O que diz? Yeast? O que é isso? Se a gente não consegue nem saber o que tá escrito em inglês, quanto mais em chinês. Bom, vamos levar o 'Yeast' mesmo que depois o Santo Google nos ajuda.

- Terceira etapa: banana. Vou pegar essas grandes aqui, devem ser as nanicas (nunca entendi porque a banana nanica é maior do que as outras). Não adianta escolher muito mesmo, aqui banana tem tudo o mesmo gosto... gosto de banana sem açúcar. E cheias de conservantes. Duram uma eternidade. Ok, vamos para a última etapa.

- Última etapa: CANELA (tã - tã - tããm! tã - tã - tããm: L'opération cannelle!). Imagine o francês imitando o super-homem-Tom-Cruise-homem-codorna-cueca. Haha, hilário. Nunca comprar canela foi tão divertido. O problema é que eu nunca vi canela em pó aqui neste planeta. Só canela em pau. Já estava pensando em comprar um desses trituradores de pimenta para transformar canela em pau em canela em pó. Já sei: tem canela em pó no Starbucks, a gente pode ir lá e pegar um pouco. Não? Ok, foi mal. Ufff, o que fazer? Vamos na sessão de importados e... olha... um potinho.. veja se não é... CANELA! Eêê. LA CANNELLE. Mission accomplished! Rápido, pegue o potinho antes que os outros quase 2 bilhões de chineses o vejam. É o último? Não acredito. O que? Custa 10x mais do que a canela em pau (traduzinho: 6 reais)? Tudo bem, tá valendo, estou feliz, FELIZ, F-E-L-I-Z!!!! Eu tenho a força canela! Não, francês, não brinca com isso, não, não joga pro alto, isso é precioso. Põe aqui na cestinha, põe. Isso, bom menino.

Fui feliz para a casa preparar os bolinhos. Briguei um pouco com o fogão: como assim não tem fogo baixo? Tá maluco, fogão? Assim os meus bolinhos estão ficando crus por dentro (Crus? Credo, que palavra feia, cruz-credo). Qual é, fogão? Ajuda aí. Vou por esse troço de ferro aqui embaixo da panela. É pra isso que serve? Parece um elevador-de-panela-para-fogões-chineses-que-não-tem-fogo-baixo. Eba! Funcionou! Bolinhos de chuva saindo! Não estão crus por dentro. Francês, prova aí! Expectativa... ele vai dar o veredicto senhoras e senhores... atenção... Huuummmm! Aê, passa por baixo da mesa, haha. Aê, agora sim, MISSAO CUMPRIDA (e comprida!).

Por hora é só, volto depois com mais do planeta China.

Inté,

Frô!


Nenhum comentário: