domingo, 15 de agosto de 2010

O luau dos sapos cantores


* Postado originalmente em 21/05/2010 no morandonacabeca.typepad.com


Singing frogs

Voltando a todo vapor. Escrevendo do taxi pra ganhar tempo.

Olha a última que aconteceu comigo: dois dias atrás minha amiga que mora comigo me ligou e pediu se dois outros amigos podiam dormir em casa, pois eles iam viajar cedo no dia seguinte e já tinham devolvido o apartamento deles. Eu concordei, sem problemas. Mais tarde um deles me ligou agradecendo muito e perguntando se tudo bem mesmo. Sem problemas, são todos bem vindos.

Eu trabalhando igual camelo ainda na Expo recebo uma ligação dessa minha amiga: "Lú, não tem luz em casa!" - eu imediatamente lembrei das contas de luz que se acumularam em cima da minha escrivaninha e pensei "Putz, cortaram a luz". Que mico! Meu amigo que me agradeceu tanto vai ter que tomar banho frio.

Explicando: eu não tive tempo de pagar as minhas contas de luz antes da Expo começar. E eu não me preocupei pois sempre ouvi histórias de que a compania de luz envia cobradores para receber as contas vencidas e que eles só cortam mesmo o serviço depois de um ano. Pensando bem acho que recebi um desses cobradores em casa. Era um cara esquisito, mal encarado que falava em "chingling" e eu não entendi nada e fechei a porta na cara dele.

Como as contas estão em chinês, uma busca na internet trouxe a solução: só é possível pagar contas vencidas na concessionária. Pra chegar em uma basta mostrar a verso da conta com os endereços para o taxista que ele te leva ao mais próximo. Como o meu chinês não é o suficiente para dizer "o mais perto", o fdp do motorista me levou pra onde o Judas perdeu as botas. Paguei todas as contas.

Apesar de ainda estar no escuro - a não ser pelas lanternas que a minha amiga comprou e deixou a casa em clima de luau - eu estava feliz até uma amiga lembrar que talvez eu ainda tivesse que pedir para religar a luz mesmo tendo pago as contas. Como não consegui suporte em inglês por telefone, fui até o escritório da corretora e encontrei um chinezinho que falava inglês. Depois de ir a concessionária de novo (dessa vez a que fica perto da minha casa), o chinezinho ligou para o número no verso da conta e me disse que acha que eu já tenho luz em casa pois eles ligariam automaticamente depois de 24 horas do pagamento.

No meio dessa confusão toda ainda teve o concerto dos sapos cantores do condomínio - eu moro no sétimo andar e ainda escuto eles cantarem toda noite, e agora, sem poder tocar uma musiquinha no apê, esse era o único som que nos acompanhava.

Que aventura! Até ficar sem luz na China rende um post.

Falando em concerto e em cantores, estou produzindo o show do Carlinhos Brown aqui na China. Uma experiência totalmente nova pra mim. Estou aprendendo muito e gostando: um novo leque de oportunidades se abre na minha frente.

Bom, volto depois para contar as novidades.

Um abraço no escurinho,

Frô.


3 comentários:

Frô disse...

Puxa! que legal.Tudo de bom ou ru-im(não ruim) q. nos acontece é um aprendizado.
bjks c/ saudades

Rogir Rodrigues

* pitaco original de 23/05/2010 no falecido http://morandonacabeca.typepad.com

Frô disse...

Os convidados da noite tinha agua pelo menos para tomar banho e ainda musica ao vivo grátis, olha que anfitriã vc é, a luz faltar se torna detalhe...

Beijos, Bia

* pitaco original de 25/05/2010 no falecido http://morandonacabeca.typepad.com

Frô disse...

na China, TUDO é aventura... Te admiro pela coragem e bom-humor, deve ser mais fácil estar em outro planeta que aí.

Mulher Polvo

* pitaco original de 05/06/2010 no falecido http://morandonacabeca.typepad.com